Monitoramento de uptime: uma vantagem para o seu negócio - Security Boulevard

SBN Monitoramento de uptime: uma vantagem para o seu negócio

Uma rede de TI altamente funcional é a base de qualquer negócio moderno de sucesso e, para operações eficazes, as organizações devem monitorar a integridade e a disponibilidade de todos os componentes da infraestrutura e garantir que estejam funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

FinConDX 2021

O tempo de atividade é a duração durante a qual um componente de rede é alcançável e capaz de operar com eficiência. As redes típicas usam ICMP ou TCP para se comunicar com dispositivos e identificar os ociosos ou inativos.

Por que o uptime precisa ser monitorado?

Nos últimos cinco anos, o custo do tempo de inatividade – a duração durante a qual um componente de infraestrutura de TI não está disponível – cresceu tremendamente para empresas de todos os tamanhos. Uma hora de indisponibilidade de rede pode custar algo entre US $ 1 milhão e US $ 5 milhões.

Mesmo a disponibilidade de 99% de um dispositivo de rede ao longo de um ano resulta em três dias e meio de tempo de inatividade improdutivo e caro. Isso enfatiza a importância de monitorar a disponibilidade da rede.

Qualquer grande rede contém uma variedade de dispositivos e interfaces. Monitorar simultaneamente a disponibilidade e a integridade de todos esses componentes é uma tarefa gigantesca. Este problema é agravado ao monitorar dispositivos em vários locais remotos ao redor do globo.

Desafios no monitoramento do tempo de atividade da rede

Nos primeiros anos da computação, o tempo de atividade do dispositivo era monitorado manualmente – uma tarefa simples, já que toda a rede era gerenciada por uma pequena equipe de técnicos treinados, cujo único trabalho era interpretar e responder às luzes de saída no painel de controle (funcionalidade baseada em hardware para monitoramento de disponibilidade e funcionalidade). No entanto, com o passar do tempo, o monitoramento evoluiu e simplificou vários processos, incluindo uptime. Vejamos os desafios de monitorar o tempo de atividade da infraestrutura de rede.

Gerenciando uma rede complexa

À medida que uma organização cresce, sua rede de TI também cresce. Quando um grande número de dispositivos pertencentes a diferentes categorias e fabricados por diferentes fornecedores são adicionados à sua infraestrutura, a complexidade no gerenciamento de seu tempo de atividade aumenta drasticamente.

Lidando com uma enxurrada de alertas

Os alertas baseados em limites são a maneira mais rápida de identificar um dispositivo que está à beira da falha. No entanto, durante eventos como falha do dispositivo pai ou um servidor não respondendo, vários alertas serão gerados, enterrando você em uma gama aparentemente infinita de mensagens de alerta. Além de inundar sua janela de alerta, isso também prejudicará sua capacidade de identificar problemas e restaurar rapidamente a normalidade.

Existem soluções para esses casos. Monitoramento profundo e proativo; comunicando; e definir a quantidade certa de alertas de limite ajuda a mantê-lo no controle de sua infraestrutura de rede, identificando antecipadamente a falha em potencial do dispositivo, dando-lhe tempo para implantar sua equipe de resposta a incidentes para agir imediatamente no problema.

Identificação e solução de problemas de rede

Ao experimentar o tempo de inatividade do dispositivo, identificar rapidamente a causa raiz e solucionar problemas em sua rede antes que o problema afete o usuário final fará toda a diferença. Identificar o problema permitirá que você notifique a equipe que gerencia os dispositivos afetados para que eles possam correlacionar rapidamente os dados para identificar e trabalhar no problema, em vez de perder um tempo precioso analisando a causa raiz.

Ganhando maior visibilidade em toda a rede

Você deve estar ciente dos várias aplicações em execução e das conversas que acontecem na rede. A visibilidade em todos os recursos de sua rede o ajudará a identificar rapidamente os problemas quando eles estiverem surgindo e a solucioná-los antes mesmo que afetem os usuários finais.

Monitoramento de tempo de atividade no OpManager

A falha em identificar as armadilhas de disponibilidade da rede resultará em um doloroso tempo de inatividade e pode custar milhares de dólares em receita perdida. O recurso de monitoramento de tempo de atividade do OpManager oferece a solução mais adequada para esse ponto problemático de TI.

  • Os relatórios de integridade agendados prontos para uso garantem que você fique sempre atualizado sobre a disponibilidade dos vários aspectos dos componentes de sua infraestrutura (serviços, processos do Windows, sites, monitores de processos etc.).

  • Os gráficos de tempo de atividade codificados por cores fornecem uma visão atualizada e holística do status da disponibilidade dos componentes de sua infraestrutura.

  • O controle de acesso baseado em funções elimina a intervenção humana, reduzindo drasticamente o erro humano.

  • O painel interativo em tempo real fornece informações detalhadas e instantâneas sobre a disponibilidade e o desempenho da rede com widgets como o HeatMap. Isso permite que você identifique problemas de rede rapidamente e tome uma atitude antes que escapem de controle.

  • Minimize drasticamente a falha do dispositivo monitorando proativamente a integridade interna de sua rede e empregando medidas de manutenção preventiva regulares.

  • Elimine os efeitos da configuração instável em dispositivos ativos com operações de reversão ou backup.

  • Obtenha uma representação gráfica ao vivo de suas implantações remotas em todo o mundo com visualizações de negócios personalizáveis.

  • Controle os problemas de segurança da rede com Análise de log de Firewall e Detecção de IP Rogue e evite que interrompam a continuidade dos negócios.

Descubra por que mais de um milhão de administradores de rede em todo o mundo nos preferem. Experimente o OpManager agora!

The post Monitoramento de uptime: uma vantagem para o seu negócio appeared first on ManageEngine Blog.

*** This is a Security Bloggers Network syndicated blog from ManageEngine Blog authored by Nayla Loik. Read the original post at: https://blogs.manageengine.com/portugues/2021/10/28/monitoramento-de-uptime-uma-vantagem-para-o-seu-negocio.html