Principais desafios de monitoramento de rede enfrentados por MSPs e como superá-los - Security Boulevard

SBN Principais desafios de monitoramento de rede enfrentados por MSPs e como superá-los

As redes estão ficando mais complexas a cada dia e, para monitorá-las com eficácia, as organizações precisam investir em conhecimento técnico, ferramentas e operações caras. Para evitar sobrecargas de custo, esforço, tempo e, para garantir a disponibilidade constante de redes, mais e mais organizações estão recorrendo a provedores de serviços gerenciados (MSPs) para gerenciar suas redes. Na verdade, o mercado global de MSPs tem crescido continuamente e deve ultrapassar os US$300 milhões nos próximos anos.

DevOps Experience

O resultado desse crescimento é que os MSPs precisam se concentrar cada vez mais em garantir a alta disponibilidade de seus sistemas de monitoramento, treinar técnicos nas tecnologias mais recentes, melhorar sua eficiência operacional, ser mais ágeis e muito mais. Todo crescimento tem um custo e, para MSPs, o aumento nas perspectivas de negócios vem com um grande desafio: oferecer um ambiente de monitoramento multi-cliente proativo no qual cada um deles recebe uma experiência de monitoramento de rede consistente, contínua e proativa.

Desafios no monitoramento de rede de vários clientes

O objetivo de um MSP é garantir a operação contínua das redes do cliente. Vamos dar uma olhada nos desafios enfrentados pelos MSPs:

  • Visibilidade da rede do cliente: descubra e monitore dispositivos na rede do cliente.

  • Solução de problemas remota: execute a solução de problemas de rede independentemente da localização do cliente.

  • Correção automática de falhas: Automatize tarefas básicas como resolução de falhas L1.

  • Visualize e segregue dados de desempenho de rede por clientes.

  • Personalização: Crie soluções de monitoramento personalizadas específicas para os requisitos do cliente.

  • Escalabilidade: dimensione os serviços sem sacrificar a funcionalidade.
Desafios de visibilidade da rede do cliente

Com o crescimento do número de clientes, torna-se cada vez mais difícil ter uma visibilidade aprofundada de todas as redes de clientes simultaneamente. A visibilidade total em ambientes de rede de múltiplos clientes ajuda a eliminar pontos cegos da rede. Quando combinada com o monitoramento de rede em tempo real, a visibilidade da rede multicliente permite que os MSPs compreendam rapidamente o status de todos os dispositivos de infraestrutura de TI em suas redes clientes.

Desafios de solução de problemas remotos

Um desafio mais complicado do que o monitoramento remoto consistente é o gerenciamento remoto de falhas. O objetivo final do MSP é garantir a conformidade estrita com os acordos de nível de serviço do cliente (SLAs) e garantir que qualquer falha identificada proativamente no dispositivo de um cliente seja resolvida antes que cause problemas sérios, independentemente de o dispositivo do cliente ser remoto ou não. Negligenciar a gestão de falhas do cliente MSP remoto pode fazer com que as redes do cliente entrem em sério tempo de inatividade e podem até mesmo perder os clientes.

Desafios de correção automática de falhas

A execução manual de tarefas monótonas e repetitivas para redes de múltiplos clientes não é apenas tediosa e demorada, mas também introduz o erro humano na equação. A automatização de tarefas como atividades básicas de gerenciamento de falhas ajudará os MSPs a evitar o desperdício de recursos humanos caros e a eliminar o erro humano.

Visualização e segregação de dados de desempenho de rede do cliente

Conforme os MSPs crescem, suas operações se tornam mais complexas. Com mais parâmetros a serem monitorados para uma maior base de clientes, os administradores de rede precisam não apenas repensar suas estratégias de gerenciamento de múltiplos clientes, mas também garantir que tenham uma perspectiva clara dos ecossistemas de clientes individuais. A mistura de dados que pertencem a clientes diferentes pode levar a consequências desastrosas para clientes e MSPs.

Priorizando requisitos de monitoramento específicos do cliente

Como a demanda por serviços de monitoramento de rede continua a disparar, os MSPs agora têm a tarefa de garantir o desempenho consistente da rede em vários segmentos de clientes. Cada rede de cliente é única e, para monitorá-los, é necessário configurar requisitos de monitoramento personalizados específicos para cada rede de cliente.

Isso requer uma análise cuidadosa das redes de clientes individuais, incluindo os dispositivos e interfaces presentes nelas. Os MSPs também precisam identificar os monitores de desempenho ideais, que variam de acordo com o cliente, e aplicá-los aos respectivos dispositivos para obter o desempenho máximo da rede.

Desafios de escalabilidade

A escalabilidade é a principal preocupação de um MSP, já que monitorar um número cada vez maior de redes de clientes simultaneamente não é uma tarefa fácil. A escalabilidade dos serviços de um MSPs depende muito dos recursos da ferramenta de monitoramento de rede que eles estão usando. Ao dimensionar o tamanho, os MSPs devem garantir que a qualidade do serviço não seja prejudicada. Os MSPs precisam de uma ferramenta que os ajude a monitorar várias redes de clientes simultaneamente, sem sobrecarregá-los com uma enxurrada infinita de mensagens de alerta e atualizações.

Como a ManageEngine pode ajudar?  

O OpManager MSP é uma ferramenta de monitoramento e gerenciamento remoto que fornece recursos de monitoramento de sistemas prontos para uso para MSPs. Ele ajuda os MSPs a gerenciar redes de maneira proativa, sem comprometer a qualidade do monitoramento e garantindo a conformidade estrita com os SLAs do cliente. Você pode aprender mais sobre o que o OpManager MSP pode fazer testando-o gratuitamente por 30 dias.

The post Principais desafios de monitoramento de rede enfrentados por MSPs e como superá-los appeared first on ManageEngine Blog.

*** This is a Security Bloggers Network syndicated blog from ManageEngine Blog authored by Nayla Loik. Read the original post at: https://blogs.manageengine.com/portugues/2021/03/25/principais-desafios-de-monitoramento-de-rede-enfrentados-por-msps-e-como-supera-los.html